Inauguração ocorreu no dia 20/12 (sexta-feira). Centro tem capacidade para atender de 30 a 150 usuários.
O Centro Dia Serviço Especializado para Pessoa com Deficiência de Belém foi inagurado pelo nesta sexta-feira (20), e tem capacidade para atender de 30 a 150 usuários, com idades entre 18 a 59 anos de idade. O criação do centro é eresultado de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, e é gerenciado pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
Pessoas com deficiências auditiva, visual, física ou intelectual poderão ser atendidas no centro, além daquelas que estejam em situação de dependência, sem apoio de família ou cuidadores, e ainda os que se encontram em situação de pobreza ou de direitos violados.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PMDB) elogiou o trabalho da equipe e disse que a ideia é que o Centro seja o espaço de acolhimento, de carinho e oportunidades para que as pessoas com deficiência realmente sejam bem atendidas. “Temos uma política de assistência bem estruturada, o que nos levou a ser pioneiros neste serviço. O Centro é um local adequado aos cuidados dos deficientes”, destacou.
A equipe multidisciplinar do Centro Dia é composta por 10 cuidadores, um assistente social, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, um coordenador, uma fisioterapêuta. Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve procurar o Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou ser encaminhado por uma Unidade de Saúde.
A presidente da Fundação Papa João XXIII, Tonya Pinheiro, ressaltou que a novidade dos serviços oferecidos no Centro Dia mudará a rotina dos usuários. “As pessoas com deficiência são dependentes de seus parentes. Vamos ampliar a oferta de serviços e teremos, ainda, a possibilidade de incrementar nosso atendimento de média complexidade. É nossa missão implementar políticas públicas para pessoas em condição de vulnerabilidade”, destacou.
Para o coordenador de Projetos Especiais, Valdir Moura, é de suma importância a inauguração deste centro, que trabalha com pessoas e famílias em vulnerabilidade social. “ Isso está sendo uma marco na história da pessoa com deficiência, o prefeito está de parabéns pela grande iniciativa", declarou.
SERVIÇO
O atendimento no Centro Dia ocorrerá durante o dia no período das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira, por meio de uma equipe interdisciplinar responsável pela execução de um conjunto de ações desenvolvidas sob diferentes formas e metodologias.
Informações: Creas: 3219-1133 Funpapa: 3279-5637 |